Projeto Casulo

A Instituição de Amparo Arca de Noé tem como prioridade o trabalho social com famílias em caráter continuado. Dentre suas atribuições, prevalecem ações de orientação sócioeducativa e sócio familiar que consistem no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Para oferecer tais serviços, a Instituição de Amparo Arca de Noé segue as diretrizes do SUAS/PAIF. Em conformidade com seu estatuto, elaborou e desenvolveu o seguinte projeto:
·                     “Projeto Casulo” orientar as gestantes sobre os cuidados para uma gravidez saudável, cuidados com os seus bebês após o nascimento, até completarem um ano de vida.
·                     Atividades: O curso para as gestantes, encaminhadas pela rede socioassistencial e demanda espontânea, é realizado toda quinta-feira com início às nove horas da manhã, onde é oferecido um lanche, e logo após, palestras com os profissionais voluntários de diversas áreas. Terminando as palestras conforme a disponibilidade são doados diversos itens. As gestantes que completam 15 encontros do curso recebem de presente um kit enxoval para o seu bebê que é adquirido através de recursos do FIA e doações da comunidade. Nas realizações das palestras são enfocados primeiramente, os aspectos gestacionais e com o bebê após o nascimento. Utilizamos dvd, quadro explicativo e folder, em uma linguagem acessível e clara permitindo que a gestante se aproprie do conhecimento técnico sem descaracterizar o conhecimento popular e de maneira com que todas se integrem, de modo que sintam a valorização do saber, do aprender, instrumentalizando-as para a valorização do cuidado e da importância do desenvolvimento saudável da gestação e do cuidado para com o bebê. Alguns dos temas das palestras são sugeridos pelas gestantes ou pela equipe que administra o Projeto Casulo de acordo com as necessidades apresentadas: a importância do pré-natal, desenvolvimento da gestação, sintomas do trabalho de parto, participação da família durante a gestação, aleitamento materno, sexualidade, direitos legais da mãe, direitos e deveres, cuidados com o recém-nascido e vacinação infantil são alguns dos temas abordados no grupo.
   O grupo de gestante constitui-se num espaço de socialização de vivência, sendo uma oportunidade para a família expressar seus medos, ansiedades e sentimentos, como também para relacionar-se com outras pessoas que estão vivenciando o mesmo processo, o que possibilita um melhor enfrentamento das mudanças e situações que envolvem a gestação.
A Instituição de Amparo Arca de Noé conta com vários parceiros para o bom desenvolvimento deste projeto, e destacamos que é de suma importância o apoio e a contribuição do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social SEDESO, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, poder Judiciário e outros.
O projeto não se restringe somente às gestantes em situação de vulnerabilidade social. É aberto a qualquer gestante, embora a parte de doação material se limita àquelas em situação de vulnerabilidade social.
 Para a realização e acompanhamento, o Projeto conta com o apoio de uma equipe composta por 3 pessoas da administração da Instituição, 01 assistente social, 01 estagiária em Serviço Social e uma voluntária, com a supervisão da Presidente da Entidade . Além de contar com o apoio de profissionais que se disponibilizam a ministrar as palestras.